terça-feira, 19 de abril de 2011

"... pois tudo que começa, um dia tem de ter seu fim, para enfim, recomeçar outra vez... SAMHAIN, VEM !"

Oi a todos da família Pilares da Terra! Na minha primeira postagem no nosso blog, vou falar sobre um dos festejos mais importantes da Roda do Ano e que, a propósito, está cada dia mais próximo: o Samhain.


O Samhain é o último dos Sabbaths Maiores e completa a Grande Roda dos Oito Festivais. Este Sabbath é tido como a Terceira e Última Colheita, o último esforço da terra. Este período (que é o nosso Ano Novo) é marcado como sendo a entrada definitiva do Deus na Terra de Verão (ou Summerland), ou seja, sua morte para um futuro renascimento, quando o Sol retornar. Neste momento, homegeamos nossos antepassados e o véu entre os mundos está tênue, então recebemos visitas de nossos entes queridos que já deixaram este mundo. É costume nesta época, durante as refeições, fazer mais um prato e deixá-lo à mesa, numa cadeira sem ocupante, de forma que o ente já falecido possa de juntar aos demais. As divinações e sortilégios são perfeitos para este ritual. Mas, assim como vem os desejados e queridos, vem também os indesejados. Por isso, é também costume colocar abóboras como que carrancas assustadoras com velas iluminando seu interior, na frente das casas e nos portões, para proteção contra espíritos maus. E como é Ano Novo no calendário pagão, é o nosso momento de DEFINITIVAMENTE deixar tudo o que não mais nos serve para trás e rejubilar pela transformação vindoura, trazida pela magia desse dia.
O Samhain (lê-se 'Souén' ou 'Sáuen') é celebrado do dia 31 de Outubro para 01 de Novembro no Hemisfério Norte e do dia 30 de Abril para 01 de Maio no Hemisfério Sul.

Espero que tenham gostado da rápida explicação a respeito desta data importantíssima do nosso calendário. No post acima, instruções sobre a nossa celebração.


Obs.: quem tiver algo mais a acrescentar que acha que seja válido, fiquem à vontade, ok? Bênçãos Divinas a todos!

Um comentário: